Conteúdo

Newsletter Saes Advogados - 049 | Portos e Construção Naval

Newsletter Saes Advogados - 049 | Portos e Construção Naval

Informativo 049 Agosto /2016

Newsletter Portos e Construção Naval

Caros leitores, Na edição desta semana, o foco é o setor portuário e de construção naval, âmbito econômico em franco desenvolvimento no país e que desperta, dada sua complexidade ímpar, reiteradas dúvidas no dia a dia.

Gestão ambiental de manchas órfãs.Ainda hoje, a comunicação de incidentes dessa natureza não se tornou uma prática consolidada no setor portuário, principalmente em virtude do receio de empreendedores quanto aos riscos de responsabilização ambiental e custos relacionados. A mudança desse cenário demanda proatividade dos responsáveis por instalações portuárias em uma mesma região.
Conheceremos mais sobre o chamado “Decreto de Utilidade Pública (DUP)”, que vem sendo exigido como requisito para a supressão de vegetação integrante do Bioma Mata Atlântica ou considerada de preservação permanente (APP) e sem o qual muitos empreendimentos portuários podem não sair do papel.
Por fim, é destaque a controversa responsabilidade relacionada àexplosão do Navio Vicuña na Baía de Paranaguá, no Estado do Paraná, tema que será avaliado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A explosão do navio-tanque chileno Vicuña provocou significativo vazamento de óleo no ano de 2004, causando danos que repercutem até os dias de hoje.

Boa leitura!

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixar um comentário

Continue lendo

Ver todos
Como posso te ajudar?