Novidades | Âmbito Federal
20/05/2016Novidades | Âmbito Federal
23/05/2016O programa de compliance vem para reduzir os riscos de violação das leis anticorrupção. Para tanto é necessário avaliar os riscos para poder estabelecer um programa de Compliance preciso e abrangente, bem como para identificar as oportunidades e ameaças. Neste sentido, as auditorias são eficazes e cruciais para que as empresas avaliem seus sistema de gestão, resolvam suas não conformidades e se previnam de possíveis penalidades por violação de requisitos legais.
O compliance na área ambiental, tem especial papel em virtude da responsabilização ambiental e da exigência, por parte de instituições financeiras, da demonstração de práticas ambientais regulares. Ao estar em compliance com as boas práticas e padrões existentes, a organização se destaca e recebe o reconhecimento do mercado. Outros benefícios, além da vantagem competitiva, são os descontos em linhas de crédito, a valorização da organização, melhor retorno dos investimentos, minimização de riscos, entre outros.
Na atividade portuária, as auditorias ambientais se apresentam como uma alternativa para compatibilizar as necessidades do setor com os requisitos legais que condicionam o funcionamento das instalações portuárias. Tendo em vista o crescimento do setor portuário, que vem se concretizando, como visto, e a dificuldade do poder público em atender as necessidades do setor empresarial nos assuntos relacionados ao licenciamento ambiental, a auditoria ambiental deve ganhar cada vez mais importância para garantir o funcionamento das instalações portuárias em conformidade os padrões legais.
Postado em 23/05/2016