O ESG e a inclusão social – As obrigações que superam os deveres legais
24/08/2021Afastamento de curso d’água em pauta no Congresso: Sócio Marcos Saes participa de Sessão de Debates do Senado
24/08/2021A primeira letra da sigla ESG significa Environmental, em português, Ambiental. Ela se refere ao pilar que simboliza as boas práticas adotadas por empresas com o objetivo de impactar positivamente o meio ambiente.
Nesse sentido, o ESG vai além das medidas de prevenção, controle, mitigação e compensação de impactos ambientais negativos (as quais são, em essência, definidas nos processos de licenciamento ambiental).
Garantir o atendimento de requisitos legais já é grande coisa, mas não pode parar por aí. A grande missão é tornar o negócio sustentável de forma a oferecer às próximas gerações pelo menos as mesmas condições de utilização dos recursos naturais.
Nesse sentido, quando o assunto é ESG, muitos se referem a uma jornada de sustentabilidade. Para uma empresa entender o que é ESG e quais as adequações necessárias é fundamental realizar uma avaliação de toda a sua cadeia de valor e estabelecer um planejamento com a definição de métricas a serem alcançadas a médio e longo prazo.
No que se refere à temática ambiental, essas métricas guardam relação com assuntos como emissão de gases de efeito estufa, uso da água, eficiência energética, gestão de resíduos. É importante observar, contudo, que não existe uma padronização para a elaboração dessas métricas. Cada caso é um caso e tudo depende da atividade envolvida.
Ao abraçar a sustentabilidade, o ESG se propõe a validar a proatividade de empresas tornando-as mais atrativas em termos de investimentos. Adotando-se essa estratégia, as empresas estarão não apenas seguindo as tendências globais de consumo e investimento conscientes, mas também garantindo as condições para o desenvolvimento dos seus próprios negócios.
Todo esse movimento é complexo e envolve compromisso e engajamento. Assim sendo, para ser visto como um aliado do desenvolvimento sustentável, o setor empresarial precisa de fato agir e comunicar ao mercado as ações que vêm sendo desenvolvidas.
Publicado em: 24/08/2021
Por: Manuela Hermenegildo e Jaqueline Andrade