Marcos Saes será um dos conferencistas do evento “O IPHAN no Licenciamento Ambiental: diálogos e perspectivas jurídicas”
16/10/2018Você sabe quando pode ser multado por uma infração ambiental administrativa?
17/10/2018Na IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial – CAMARB: Sócio Nelson Tonon será coach da equipe
Na próxima semana, entre os dias 25 a 28 de outubro, ocorrerá a IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial CAMARB, sediada pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), na cidade de São Paulo.
A Competição reunirá cerca de 1.500 participantes, contemplando 80 equipes competidoras, as quais representarão instituições de ensino de todo o país.
O curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será representado na CAMARB por uma equipe, composta por oito acadêmicos.
Na Competição, os times têm de se debruçar sobre um caso simulado, em que empresas fictícias litigam em uma corte arbitral. Neste ano, a simulação da CAMARB envolve, dentre outras disciplinas, o direito ambiental.
Em razão da imprescindibilidade do domínio do direito ambiental para o Campeonato deste ano, o escritório Saes Advogados está auxiliando a equipe da UFSC a formular as teses e argumentos relacionados à matéria.
Nesse sentido, inclusive, o sócio Nelson Tonon estará presente na Competição na próxima semana, na qualidade de coach do time da Universidade Federal de Santa Catarina.
O fato de o caso simulado da CAMARB envolver direito ambiental mostra que, cada vez mais, a matéria não pode ser deixada de lado em tratativas empresariais e contratuais entre empreendedores. Uma desatenção nesse quesito (como a negociação de áreas com restrições ambientais desconhecidas por uma das partes – ou até mesmo por ambas) pode gerar prejuízos irreparáveis e obstruir grandes negociações.
Postado dia 16/10/2018